sexta-feira, 5 de abril de 2013

Books: Anjos e Demônios, Dan Brown


  Anjos e Demônios - Dan Brown

Sinopse (via skoob)

"Antes de decifrar ´O Código Da Vinci´, Robert Langdon, o famoso professor de simbologia de Harvard, vive sua primeira aventura em Anjos e Demônios, quando tenta impedir que uma antiga sociedade secreta destrua a Cidade do Vaticano. Às vésperas do conclave que vai eleger o novo Papa, Langdon é chamado às pressas para analisar um misterioso símbolo marcado a fogo no peito de um físico assassinado em um grande centro de pesquisas na Suíça. Ele descobre indícios de algo inimaginável: a assinatura macabra no corpo da vítima - um ambigrama que pode ser lido tanto de cabeça para cima quanto de cabeça para baixo - é dos Illuminati, uma poderosa fraternidade considerada extinta há quatrocentos anos. A antiga sociedade ressurgiu disposta a levar a cabo a lendária vingança contra a Igreja Católica, seu inimigo mais odiado. De posse de uma nova arma devastadora, roubada do centro de pesquisas, ela ameaça explodir a Cidade do Vaticano e matar os quatro cardeais mais cotados para a sucessão papal. Correndo contra o tempo, Langdon voa para Roma junto com Vittoria Vetra, uma bela cientista italiana. Numa caçada frenética por criptas, igrejas e catedrais, os dois desvendam enigmas e seguem uma trilha que pode levar ao covil dos Illuminati - um refúgio secreto onde está a única esperança de salvação da Igreja nesta guerra entre ciência e religião. "


   Uma leve menção ao nome "Dan Brown" já era considerado um tabu pra mim. Sou católico então o autor exigiria de mim uma leitura com uma mente mais aberta. Pra quem ainda não está entendendo foi ele quem escreveu O Código da Vinci. Ou seja, antes de lê-lo não inseri muitas expectativas.
  
   A trama se passa, em sua maior parte, na cidade do Vaticano. E creditamos ao autor a exímia habilidade na descrição dos locais e principalmente das obras artísticas, que enriqueceram a narrativa e me deixaram mais inserido na história, eu estava correndo com os personagens e ajudando-os em sua difícil caçada! Créditos também aos mapas do Vaticano e de Roma anexados no início do livro. I love maps!
  
  O personagem principal Robert Langdon é um professor de arte e simbologia da prestigiosa Universidade de Harvard, por isso em parte se mostra bastante tradicionalista e conservador, mas contraditoriamente, e creio eu um erro do autor, força-se a ser liberal e revolucionário. No início da narrativa ele me irritou um pouco devido o fato de ele ser estático diante de determinadas situações, porém seu crescimento durante o enredo e a explicação para algumas de suas atitudes valeu a implicância, tornando-o um forte protagonista.
 A fabulosa Vittoria Vetra tem tudo o que uma personagem feminina forte e independente tem direito, sua personalidade expressada me fez qualificá-la com uma das minhas favoritas durante a história. 
 Devido a uma ressaca literária tive um pouco de dificuldade de terminar a história, o autor vai lançando fato com um frequência cada vez maior, por isso a atenção tem que ser dobrada. Em relação ao estilo de escrita me surpreendi bastante, a fluência é boa, e a divisão em capítulos pequenos contribui para deixar a leitura menos cansativa. 

  Vale ressaltar também que mesmo estando com a mente aberta para as criticas anticristãs, senti um pouco de verossimilhança em alguns fatos narrados pelo autor, que poderiam ser resolvidos facilmente com uma melhor orientação de pesquisa e um maior cuidado com a expressão da opinião.
 Em suma a leitura foi até agradável, pra quem está procurando um mistério, intrigas, com um leve pitada policial é um boa pedida, não foi o melhor Romance Policial da minha vida, mas com certeza não fez parte da lista dos piores. Fica dica para quem se interessar! 

Nota: 4/5


Playlist:

  • Engenheiros do Hawaii-"Pose"
  • Coldplay-"Viva la Vida"
  • Adele-"Chasing Pavements"


Oi Pessoal eu sou o João Paulo e comecei a postar aqui a convite da Ana Paula brigado Ana. Estou adorando compartilhar minha opinião sobre uma paixão que eu tenho, os livros, espero que gostem! Comentem por favor!

0 comentários:

Postar um comentário